[luzes.org] Quer colaborar? :: Psicanálise, Psicologia, Terapias, Arquitetura, Engenharia, Artigos, Notícias, Seminários, Cursos, Eventos 

Home   Edições impressas   Cursos e Eventos   Todos os artigos  
Resenhas   Anuncie   Quer colaborar?  

Você está aqui: Home » Equipe

Como é feita a Revista PnP

A Revista PnP é feita por técnicos de informática, engenheiros e programadores que procuram, antes de mais nada, divulgar conhecimentos para favorecer aos que lidam com seus PCs, profissionalmente ou porque são apaixonados por computadores, sistemas de rede e internet.

Antes de ganhar dinheiro, queremos que nosso trabalho seja útil para quem compra nossas publicações e que possamos utilizar a informática para o bem estar da sociedade.

Por isto, cada edição passa por um processo minucioso e demorado, que começa nas inúmeras reuniões de pauta, vai para nosso laboratório, redação, gráfica e acaba com a publicação que chega às suas mãos.

Acompanhe o nascimento de uma edição da PnP:

FASE 1:
DEFINIÇÃO DA PAUTA
Quando começamos uma nova edição a primeira coisa é definir a pauta, ou seja, os assuntos a serem tratados.
Avaliamos as sugestões enviadas pelos leitores, nosso gerente comercial expõe as necessidades dos parceiros e anunciantes, nossos redatores falam sobre as tendências do mercado de produtos e das carreiras profissionais envolvidas.
Fazemos diversas reuniões, em nossa sede e on-line, até chegar a um consenso.
Definida a pauta inicial, ela é submetida ao nosso editor-diretor-chefe-supremo (risos) e idealizador da PnP, o Sr. Iberê M. Campos que avalia o que foi proposto, consulta nossos conselheiros, faz suas considerações e dá o formato definitivo à idéia formada nas reuniões de pauta.
FASE 2:
TESTES E LEVANTAMENTO DE DADOS
Uma vez definida a pauta da edição, cada colaborador é acionado para começar os testes de laboratório, se houver, e também para coletar informações sobre os temas a serem tratados.
Esta é uma das coisas que diferenciam a PnP em relação à outras publicações similares, pois nossa equipe nunca está contente com o que conseguiu saber. Procuramos ir à fundo nas questões, fugindo dos releases enviados pelas assessorias de imprensa das empresas, que nem sempre refletem a realidade dos produtos.
Preferimos fazer nossos próprios testes e avaliações, nosso primeiro compromisso é com os leitores e não com anunciantes ou as poderosas empresas do ramo. Se algo é ruim falamos que é ruim, e procuramos sugerir melhorias.
FASE 3:
PREPARAÇÃO DOS TEXTOS E ILUSTRAÇÕES
Os dados coletados são juntados aos resultados do laboratório e começa a preparação dos textos.
Nesta fase aparecem as necessidades de fazer desenhos, diagramas e fotos.
O material aprovado fica liberado para a equipe de arte cuidar da diagramação, capa e conteúdos a serem colocados nos sites da revista (www.revistapnp.com.br) e da Thecnica Sistemas (www.thecnica.com).
FASE 4:
CHECAGEM E REVISÃO
Com o material todo diagramado, as cópias voltam para o laboratório para verificar as seqüências dos tutoriais, outro dos diferenciais da PnP. Todos os artigos do tipo passo-a-passo são checados e rechecados para termos certeza de que os leitores conseguirão reproduzir os testes e configurações que fizemos.
No caso de usarmos algum sistema operacional ou programa não-proprietário, como acontece nas distribuições Linux, preparamos os CDs e DVDs para serem oferecidos pelo site da Thecnica Sistemas, de forma, mais uma vez, a garantir que os leitores possam reproduzir fielmente tudo o que for descrito na revista.
FASE 5:
FOTOLITOS E IMPRESSÃO
Depois de tudo revisado e pronto, os originais são enviados para uma gráfica de grande porte, que imprime a PnP em máquinas off-set de última geração. Todo o processo é eletrônico, entra um DVD com os originais de um lado e a revista sai pronta do outro.
Uma revista de informática como a PnP não poderia mesmo utilizar processos de produção antiquados...
As máquinas que produzem a PnP são capazes de produzir até 50.000 exemplares por hora, uma capacidade enorme.
FASE 6:
DISTRIBUIÇÃO PARA OS ASSINANTES
Quando os novos exemplares saem da gráfica, a primeira remessa a ser feita é para os assinantes.
Precisamos atender primeiro àqueles que nos apoiam e confiaram em nosso trabalho, por isto eles são os primeiros a receber as novas edições, antes mesmo delas chegarem à distribuidora para as bancas de revista.
Nesta etapa também são abastecidos os nossos revendedores preferenciais e são enviados os exemplares para os anunciantes e parceiros.
Também é liberada a venda pelo site da Thecnica Sistemas.
FASE 7:
DISTRIBUIÇÃO PARA AS BANCAS E LIVRARIAS
A gráfica envia os exemplares para a distribuidora que cuida da entrega da PnP nas melhores bancas de todo o Brasil.
Dependendo da localidade, esta etapa pode demorar até 7 dias, pois o Brasil é muito grande. Por isto é que às vezes a revista já está disponível no site há tempos, mas ainda não chegou em sua cidade.
FASE 8:
ESTOCAGEM E COMÉRCIO ELETRÔNICO
Como a PnP é uma publicação colecionável, a Thecnica Sistemas mantém um estoque onde estão todas as edições, devidamente catalogadas e separadas para serem enviadas aos leitores e revendedores.
As coleções são um caso à parte: ficam separadinhas para quem deseja completar sua coleção a um custo mais acessível.
O estoque fica ao lado da expedição, onde controlamos os pedidos que chegam via site ou telefone, fazemos o manuseio e embalagem, preparando os exemplares para serem remetidos para todo o Brasil via correio.
Uma vez que chega o aviso do banco sobre determinado pagamento de pedido, este é embalado e fica pronto para ser coletado pelo correio, que passa 1 ou 2 vezes por dia para agilizar ao máximo a entrega.
FASE 9:
MANUSEIO DO ENCALHE REDISTRIBUIÇÃO
Os exemplares que foram para as bancas e não foram vendidos — o chamado “encalhe” — retornam ao nosso estoque onde são separados e contados.
As revistas que estiverem em bom estado são reembaladas e voltam ao estoque, para serem relançadas ou vendidas oportunamente.
FASE 10:
DOAÇÃO PARA ENTIDADES CARENTES
Depois da separação do encalhe, os exemplares que estiverem com avarias, mesmo que mínimas, são doados para instituições de caridade que mantenham cursos de informática para a população carente, de todo o Brasil.
Ao invés de fazer como outras editoras, que simplesmente jogam no lixo o encalhe, temos uma preocupação com o social e gastamos com manuseio, embalagem e transporte para retornar à parte carente da sociedade um pouco do que produzimos.
Também utilizamos parte dos exemplares que ainda poderiam ser vendidos para completar as coleções enviadas para as entidades assistenciais.
ATENÇÃO: Não doamos exemplares para pessoas físicas. As doações são feitas apenas para pessoas jurídicas reconhecidas como de utilidade pública pelo Governo Federal e que mantenham cursos de informática.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: contato@luzes.org
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.