[luzes.org] Carpete ideal para áreas residenciais e comerciais cobertas 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco
O Site | Quem somos | Contato | Cadastre-se | Apoiadores
Equipe | Perguntas freqüentes

Home   Edições impressas   Cursos e Eventos   Todos os artigos  
Resenhas   Anuncie   Quer colaborar?  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Pisos vinílicos e carpetes
Artigo mais recente (veja mais 2 artigos nesta área)

Carpete ideal para áreas residenciais e comerciais cobertas

Por Arq. Me. Iberê Moreira Campos equipe


O Evolution é um carpete agulhado vertical, composto por 100% de fibras de polipropileno e resinas sintéticas e com relevo tipo Loop. As propriedades técnicas, as matérias-primas de alta qualidade e o avançado processo produtivo da FADEMAC garantem aos carpetes Evolution resistência, durabilidade e facilidade de instalação e limpeza, tornando-se ideais para o uso em áreas residenciais e comerciais cobertas.

Evolution 950 Plus
O Evolution é um produto que proporciona ótima estabilidade dimensional, além de uma excelente absorção de som ao impacto. Com 22 novas cores vibrantes e modernas, e 3,66m delargura, o Evolution 950 Plus traz ao mercado um conceito diferenciado em pisos agulhados para aplicação corporativa. Os carpetes Evolution 950 Plus são mais resistentes, duráveis e fáceis de instalar, tornando-se ideais para o uso em áreas cobertas sujeitas a tráfego intenso.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS EVOLUTION



CUIDADOS NO ARMAZENAMENTO

Os carpetes devem ser armazenados em local coberto, plano, seco e ventilado. Abrigados de intempéries e da incidência de raios solares. Os rolos devem ser agrupados por tipo/cor/lote. Não colocar junto, os rolos de lotes diferentes. Nunca empilhar os rolos na posição vertical, e não colocar nenhum objeto sobre eles, afim de evitar o amassamento de suas bordas.

CONTRAPISO

Considera-se como contrapiso, os térreos de concreto regularizados e nivelados, lajes de concreto ou mistas, devidamente regularizadas e niveladas, pisos cerâmicos (exceto lajotas ou cerâmicas com juntas iguais ou maiores que 3mm), marmorites, granilites, pisos de madeira ou pisos de alta resistência.



MASSA DE REGULARIZAÇÂO

Chamamos de massa de regularização a camada de areia e cimento na proporção de 3:1 para corrigir ondulações, desníveis e buracos do contrapiso.

MASSA DE PREPARO

É a camada base de colocação do Carpete com no máximo 3mm de espessura. Sua função é apenas alisar superfícies ásperas e juntas de piso cerâmicos. Não tem a função de corrigir irregularidades de contrapiso e/ou corrigir desníveis de cerâmica.

CONTRAPISOS

Não se deve aplicar o Carpete em cimentados queimados, madeiras ou pedras irregulares. Os contrapisos de madeira devem ser totalmente removidos e preparada uma nova base. Todo o contrapiso deve estar limpo, seco, firme, isento de úmidade, óleo, graxa ou sujeiras que possam impedir a colagem da massa de preparação ou da massa de regularização.

COMO PROCEDER COM A UMIDADE

Todo contrapiso térreo deve estar totalmente impermeabilizado e seco. Para verificar se há umidade ascendente em contrapisos térreos, colocar um pedaço de plástico (40x40cm) sobre o piso em vários pontos do ambiente, vedá-lo totalmente com fita adesiva e aguardar 24 horas. Retirar o plástico e observar se há formação de gotículas na face do plástico em contato com o contrapiso ou o escurecimento do mesmo. Utilizar aparelho de medição de umidade (Método Speed Test - CCM Carbureto).

Constatando umidade, é necessário certificar-se da origem (ascendente / infiltração / secagem do contrapiso) e tomar as providências necessárias:

- Umidade ascendente / infiltração: contatar empresas especializadas no ramo de impermeab ilização ou o responsável pela obra.

- Processo de cura natural do contrapiso recente ou novo: aguardar mais alguns dias para completar esse processo e verificar novamente a umidade. Caso a umidade persista, o contrapiso deverá ser refeito e devidamente impermeabilizado por uma empresa do ramo ou responsável pela obra.

O período estimado para secagem de um cimentado é de aproximadamente 7 dias por centímetro de espessura.

QUANDO APLICAR A MASSA DE REGULARIZAÇÃO

Caso o contrapiso apresente buracos, irregularidades ou imperfeições, regularizar o contrapiso com uma camada de massa de regularização.

MASSA DE PREPARAÇÃO

Esta massa tem a função de alisar o contrapiso para melhor aderência do adesivo. Deve-se sempre aplicar no mínimo duas demãos.

LOTES DE FABRICAÇÃO

Observar os lotes de fabricação do produto (indicado por 2 letras). Não utilizar lotes diferentes no mesmo ambiente, isso poderá causar diferenças de tonalidade.

Antes de instalar o Carpete, deve-se abrir os rolos de um mesmo lote e verificar a uniformidade de tons. Não instalar o Carpete se a variação de tonalidade for claramente percebida.

CRONOGRAMA DA OBRA

O Carpete somete deverá ser colocado após o término dos trabalhos de: pintura, eletricidade, instalação de esquadrias, vidros, ar condicionado, e quaisquer serviços que possam danificar o Carpete. Caso isso não seja possível, deve-se prever uma proteção a fim de não danificar o Carpete já instalado.

IMPORTÂNCIA DA BOA ILUMINAÇÃO

O local deve estar bem iluminado, permitindo ao colocador a perfeita inspeção do contrapiso, bem como a verificação dos lotes de fabricação e quantidades necessárias.

CUIDADOS COM OS ADESIVOS

Os adesivos utilizados são inflamáveis. O local deve ser naturalmente ventilado e o colocador deve tomar precauções quanto às faiscas provenientes de aparelhos elétricos, interruptores e cigarros. É rigorosamente proibido fumar durante a instalação do Carpete.

PORTAS

As portas devem estar com uma folga necessária para a colocação do carpete.

Mais informações técnicas ou onde comprar acesse www.fademac.com.br









Publicado em 09/10/2007 às 09:59 hs, atualizado em 28/12/2011 às 16:02 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 2 ARTIGOS SOBRE :
A importância do contrapiso para a colocação de pisos vinílicos
Dúvidas mais comuns em relação aos pisos vinílicos

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da Arquitetura e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: contato@luzes.org
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.