[luzes.org] Constelações Familiares e Soluções Sistêmicas 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco
O Site | Quem somos | Contato | Cadastre-se | Apoiadores
Equipe | Perguntas freqüentes

Home   Edições impressas   Cursos e Eventos   Todos os artigos  
Resenhas   Anuncie   Quer colaborar?  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Constelação familiar
Artigo

Constelações Familiares e Soluções Sistêmicas


A Constelação Familiar é uma visão inovadora em terapia pessoal e familiar. Apesar de ter surgido há pouco, com base no método de Bert Hellinger, já disseminada no mundo inteiro e encanta a todos tanto pela simplicidade como pela profundidade em desvendar questões e encontrar soluções de forma direta e objetiva. Mas como funciona, em que se baseia? É isto o que analisaremos aqui.

Você é parte integrante e indissolúvel do seu sistema familiar. Todos os fatos da sua vida, agradáveis ou não, possuem lógica, coerência, e representam o seu próprio amor desprendido em favor do equilíbrio do sistema. Este equilíbrio estava sendo mantido até agora inconsciente, o que acaba levando você a assumir posicionamentos que muitas vezes trazem desconforto e dor.

Convidamos você a perceber como está o seu sistema familiar. Isto significa descobrir o porquê das dificuldades em mudar posturas que trazem desequilíbrio pessoal: o que o faz manter tais atitudes? Como mudá-las? Qual o significado destas atitudes na manutenção de um padrão sistêmico na sua família? Como alterar este padrão de forma que fique mais confortável a você? Como planejar a sua vida baseada em valores profundos de amor e respeito à vida, sem abrir mão das suas conquistas pessoais? Como transcender os seus problemas?

O que é constelação familiar?

Em termos técnicos, trata-se de uma nova abordagem da Psicoterapia Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos. O resultado desses experimentos se transformou em um trabalho simples, direto e profundo que se baseia em um conjunto de “leis” naturais que regem o equilíbrio dos sistemas que o próprio Bert gosta de chamar de “Ordens do Amor”.

O principal fundamento da Constelação Familiar é a visão de que o amor é a base fundamental do funcionamento de uma família. Qualquer acontecimento que gerar conflitos, injustiças, retaliações, exclusão de algum dos membros da família, interrompe o fluxo do amor, e fica inscrito na alma da família, sendo somatizado pelos seus descendentes que, inconscientemente, se manifestarão, no presente momento através de doenças psicossomáticas, depressão, conflitos de relacionamento entre pais e filhos ou conflitos conjugais, drogas, suicídios, rejeição e até doenças graves. Este método não requer que a família esteja presente para que se consiga trabalhar com um só membro ou com todo o sistema familiar, inclusive os que estão distantes ou já faleceram. Os ausentes, seja lá porque motivo for, são representados por outras pessoas ou até mesmo por algum objeto.

Objetivos gerais da Constelação Familiar

A Constelação Familiar visa, de forma prática e vivencial, dissolver antigos padrões (conflitos e doenças que se repetem) familiares que de alguma forma impedem o livre fluxo de amor entre os membros da família. Ela atua de forma direta nas questões do sistema familiar, abrindo espaço para uma nova compreensão e cura desses padrões. A solução torna-se possível quando a ordem básica sistêmica é restabelecida, os familiares excluídos voltam a ser respeitados e aceitamos a nossa herança familiar.

Por isso é comum vermos casos de alcoolismo, de suicídio, de depressão se repetirem em várias gerações. Conflitos acirrados que parecem inexplicáveis nos relacionamentos entre irmãos ou cônjuges com manifestações violentas e situações de abuso sexual, são dinâmicas comuns desses emaranhamentos. Nem sempre é suficiente o próprio esforço da pessoa para se liberar dos emaranhamentos do destino da família.

Ao configurar uma Constelação Familiar, os participantes que servem como representantes dos membros de uma família, expressam os sentimentos e sensações que refletem autenticamente a quem eles representam. Expressam assim as complexas forças conflitivas que atuam nos sistemas humanos, bem como um caminho de solução que parecia inacessível ou inimaginável. A terapia das Constelações Familiares ajuda a fechar as pendências familiares, deixando cada pessoa com a sua própria responsabilidade e seu lugar de dignidade na família. Desta maneira se estabelece "As Ordens do Amor" e se rompe com a cadeia de destinos trágicos.

Quais problemas a Constelação Familiar pode ajudar?

A Constelação Familiar pode ajudar em todos os problemas de origem sistêmica (veja os FATOS abaixo para ver quais os que geram questões sistêmicas). Problemas de relacionamento do casal ou com filhos, relacionamento no trabalho, todos os tipos de vícios, problemas emocionais, dificuldades diversas, até problemas de saúde física podem ser solucionados, compreendidos ou amenizados com a ajuda da Constelação Familiar. Veja alguns conceitos da Constelação Familiar para entender melhor como é este sistema:

O SISTEMA FAMILIAR – Bert Hellinger acrescenta que mais de 50% dos nossos problemas são de origem sistêmica. Esse trabalho é, então, uma oportunidade de descobrirmos de que forma continuamos enredados dentro do sistema energético-familiar e que papéis assumimos inconscientemente. Somente encontrando o verdadeiro papel que nos cabe dentro da família, podemos nos sentir livres e resgatar nossa vida com dignidade e totalidade.

FORTALECENDO NOSSAS RAÍZES – Nossa família nos fortalece e nos apóia quando conhecemos e nos rendemos às leis ou ordens que regem nosso sistema familiar. Ela nos enfraquece quando essas mesmas ordens são desconhecidas ou desrespeitadas, gerando toda sorte de emaranhamentos ou desequilíbrios familiares. Fazer a sua Constelação Familiar significa trazer força e equilíbrio para você e para todo o seu sistema familiar.

FAZENDO A SUA CONSTELAÇÃO – Fazer uma Constelação Familiar significa, de um modo simples, encontrar soluções para problemas específicos que você está vivendo, ou mesmo, buscar a origem de uma doença de algum membro da família. Desde questões emocionais a acontecimentos trágicos no seio familiar, as Constelações revelam e buscam soluções práticas e simples, trazendo à tona aquilo que é essencial no momento e que muitas vezes foi esquecido ou renegado.

AS ORDENS DO AMOR – Este é um convite para trilharmos juntos um caminho de amor e compreensão para dentro das complexidades do nosso sistema familiar. Conhecer as “ordens do amor” é uma meta essencial para evitarmos muitas crises e enfermidades que vivemos em virtude do desconhecimento das leis naturais que regem os nossos sistemas familiares e sociais.

FATOS QUE DENOTAM UM PROBLEMA SISTÊMICO

Dê uma olhada nos fatos abaixo e veja se algum deles aconteceu em sua família. Se a resposta for sim para um ou mais de um fato, pode denotar que a Constelação Familiar deve, muito provavelmente, ser uma solução para a sua questão ou problema.

Na Constelação Familiar a maioria dos fatos ou eventos que aconteceram dentro da família são importantes. A estrutura da personalidade dos membros família não são relevantes. Com isto, devem ser avaliados e analisadas as interações de fatores como estes:
  • Que fatos relacionados abaixo aconteceram na sua família?
  • Na família do seu pai?
  • Na família da sua mãe?
  • Na família dos seus avós?
  • Ou mesmo na família dos seus bisavós?
  • Morte precoce? Alguém morreu com menos de 25 anos ou - sendo pai ou mãe – com filhos menores de 15 anos. (Abortos também contam!). Mortes durante o parto? Doença e morte durante ou após o parto são especialmente importantes (até mesmo da bisavó).
  • Suicídio ou tentativa de suicídio?
  • Crimes? Em especial, algum assassinato?
  • Alguém foi enganado no que diz respeito à sua herança?
  • Alguém foi caluniado ou banido? Repudiado, condenado ou desonrado?
  • Acontecimentos ou destinos pesados?
  • Crianças ilegítimas ou crianças que foram abortadas ou abandonadas?
  • Adoções?
  • Doenças ou deficiências fortes/pesadas?
  • Imigrantes?
  • Os pais tiveram relacionamentos importantes previamente? (Por exemplo, cônjuges, noivos ou primeiros amores).
Então... Se algum ou alguns desses fatos acima aconteceram com sua família, é uma indicação bem direta que o seu problema tem origem sistêmica. E caso você queira solucionar o seu problema, ou de alguém da sua família, você pode entrar em contato conosco.

Publicado em 11/03/2009 às 10:23 hs, atualizado em 04/09/2012 às 14:55 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: Caran_1990 (em 28/05/2011 às 00:12 hs)
Continuação Familiar a escola
Psicanálise e a Psicopedagogia em sala de aula contribui com o espaço educacional. A escola continuação familiar No campo educacional junto ao pedagogo a psicanálise vem contribuindo no espaço em sala de aula a psicopedagia institucional clinica, também se dá no processo ensino aprendizagem, tendo como principal objetivo de estudo o inconsciente e a compreensão do ser, auxiliando os educadores a compreender as dificuldades da aprendizagem, contribuindo na superação dos problemas educacionais propriamente dito. Em quanto as praticas pedagógicas buscamos firmar uma identidade através da postura e liderança com amor, respeito, não esquecendo que o lúdico é a base e busca de estabelecer o relacionamento educando e educador, visando sempre um ambiente seguro e amavel. Débora Fontes

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da Psicanálise e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: contato@luzes.org
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.