[luzes.org] A correção da postura e os benefícios da atividade física 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco
O Site | Quem somos | Contato | Cadastre-se | Apoiadores
Equipe | Perguntas freqüentes

Home   Edições impressas   Cursos e Eventos   Todos os artigos  
Resenhas   Anuncie   Quer colaborar?  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Fisioterapia
Artigo (veja mais 3 artigos nesta área)

A correção da postura e os benefícios da atividade física

Quem já não se queixou de problemas de coluna? Identifique abaixo os principais desvios posturais:

Cifose Curvatura acentuada na altura do tórax, dando aspecto de corcunda. É agravado pela má postura e falta de exercícios, mas também pode ser conseqüência de doenças como osteoporose e espondilite anquilosante (uma inflamação das articulações).

Lordose Aumento anormal da curvatura lombar que pode ser causado por postura errada, músculos abdominais fracos ou barriga proeminente. Causa dor quando a pessoa fica muito tempo em pé.

Escoliose ocorre quando a coluna se mostra torta no plano das costas, parecendo uma curva em C ou em S. Geralmente, o músculo lateral dessa região fica mais tensionado do que o seu par do outro lado e puxa a coluna em si. Costuma progredir na adolescência e atinge mais as meninas.

Com o passar dos anos, vamos submetendo a nossa coluna a uma série de posturas inadequadas, impactos e esforços feitos sem nenhum cuidado. Saiba que os males da coluna são perfeitamente evitáveis, basta se conscientizar de como preservá-la adequadamente. Gestos como andar, sentar e até mesmo dirigir o carro pode representar a diferença de uma coluna saudável ou não.

Muitos danos podem ocorrer se você insistir numa postura errada. Quanto antes forem corrigidos e trabalhados, mais fácil fica eliminar os vícios posturais. Os exercícios são uma importante forma de prevenção dos problemas na coluna. Quando a pessoa tem os sintomas, deve fazer um tratamento sintomático, ou seja, através de medicação e fisioterapia.

Quando a pessoa sai da fase de dor, é indicado que faça alguns exercícios físicos. Os exercícios físicos, sem dúvida, contribuem muito para evitar lesões e também corrigir problemas já detectados, pois músculos fortes, treinados e com boa flexibilidade protegem a coluna, diminuindo o risco de lesões.

As pessoas que tem problemas de coluna necessitam de um trabalho de musculação para fortalecer os músculos que estão relaxados ou flácidos, e de muito alongamento para relaxar os músculos tensos, além de proporcionar maior flexibilidade, evitando lesões em quedas e movimentos bruscos como, por exemplo, estiramento e distensão muscular.

A quem possui algum problema na coluna vertebral, é necessário cuidados para manter uma qualidade de vida primordial. Algumas atitudes ruins trarão mais cedo ou mais tarde muitos problemas. É importante a realização de atividades físicas para uma boa postura. Para isto, procure sempre um médico e um profissional de educação física qualificado, que possa ajudá-lo da melhor maneira possível a obter uma qualidade de vida muito melhor.

Publicado em 04/09/2012 às 18:41 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 3 ARTIGOS SOBRE :
Hidroterapia x Hidroginástica
Uma questão de postura!
A fisioterapia no processo de cura física

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da Esoterismo e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: contato@luzes.org
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.