[luzes.org] Exercícios e Diabetes 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco
O Site | Quem somos | Contato | Cadastre-se | Apoiadores
Equipe | Perguntas freqüentes

Home   Edições impressas   Cursos e Eventos   Todos os artigos  
Boletins   Anuncie   Quer colaborar?   Dúvidas técnicas  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Atividades Físicas
Artigo (veja mais 5 artigos nesta área)

Exercícios e Diabetes

A preparação de um indivíduo com diabetes para um programa de exercício seguro e agradável é tão importante como o próprio exercício. O indivíduo jovem com um bom controlo metabólico pode seguramente participar da maioria das actividades físicas.

Os indivíduos diabéticos de meia-idade e mais velhos devem ser incentivados a tornarem-se fisicamente activos. O processo de envelhecimento leva a uma degeneração dos músculos, ligamentos, ossos, e articulações, sendo que essa inactividade associada à diabetes pode exacerbar o problema. Antes de iniciar qualquer programa de exercício, o indivíduo diabético deve consultar o seu médico assistente, de forma a realizar os exames necessários para aferir as suas reais capacidades físicas e suas limitações.

Uma recomendação padronizada tanto para indivíduos diabéticos, como para indivíduos não diabéticos, é que o exercício inclua uma parte de aquecimento adequado e um período de relaxamento / retorno à calma. O aquecimento deve consistir em 5-10 minutos de actividade aeróbia (caminhada, bicicleta, etc.) de baixa intensidade.

A sessão de aquecimento serve para preparar o organismo para um aumento progressivo da intensidade do exercício. Depois da realização deste, os músculos devem ser suavemente alongados por outros 5-10 minutos. Deve ser dada especial atenção às zonas do corpo mais solicitados ao longo do aquecimento. Segundo a estrutura da sessão, o período de relaxamento deve ter sensivelmente a mesma duração que o período de aquecimento, durando cerca de 5-10 minutos, servindo para gradualmente diminuir a frequência cardíaca até perto do seu nível inicial.

Existem várias considerações que são particularmente importantes e específicas para o indivíduo com diabetes. O exercício aeróbio deve ser recomendado, porém devem ser tomadas algumas medidas de precaução para o exercício envolvendo os pés. O uso de sapatos com calcanhares de gel de sílica, ou caixas-de-ar, como também de meias em poliéster, ou mistura (algodão-poliéster) para a prevenção de bolhas e manutenção dos pés secos, são importantes para minimizar possíveis contusões nos pés.

Os indivíduos devem ser instruídos a monitorar de perto bolhas e outras potenciais lesões nos seus pés, antes e após o exercício. Uma pulseira de identificação da diabetes ou etiqueta no sapato devem ser claramente visíveis durante o exercício. Hidratação adequada também é essencial, uma vez que a desidratação pode afectar a glicemia e, adversamente, a função do coração.

Exercício em ambiente quente exige especial atenção na manutenção da hidratação. É recomendada uma adequada hidratação antes do exercício e durante o exercício, esta deve ser realizada de maneira precoce e contínua em quantidades suficientes para compensar perdas na transpiração, perdas essas que podem ser reflectidas na diminuição do peso corporal. Programas de treino moderado que utilizem cargas baixas e muitas repetições podem ser utilizados para manter ou aumentar a força muscular na maioria dos pacientes diabéticos.

A realização de exercícios com cargas muito elevadas pode ser aceitável para indivíduos jovens com diabetes, mas não para indivíduos mais idosos, ou indivíduos com diagnóstico antigo de diabetes.

ALGUNS EXERCÍCIO INDICADOS PARA DIABÉTICOS

- Natação
- Ciclismo indoor/outdoor
- Remo
- Exercícios de mobilização e tonificação geral


Publicado em 04/09/2012 às 17:34 hs, atualizado em 04/09/2012 às 17:35 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 5 ARTIGOS SOBRE :
Dançar também é um esporte
Hidroginástica: a moda saudável!
Exercícios e Osteoporose
Importância do aquecimento antes da atividade física
Caminhada Comemorativa dos 15 anos de Aniversário do Hospital Albert Sabin - 29/8/2012

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da Esoterismo e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: contato@luzes.org
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.