[luzes.org] Exercícios e Osteoporose 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco
O Site | Quem somos | Contato | Cadastre-se | Apoiadores
Equipe | Perguntas freqüentes

Home   Edições impressas   Cursos e Eventos   Todos os artigos  
Resenhas   Anuncie   Quer colaborar?  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Atividades Físicas
Artigo (veja mais 5 artigos nesta área)

Exercícios e Osteoporose

A osteoporose é uma doença caracterizada pela redução da massa óssea e deterioração da micro-arquitetura do tecido ósseo que induz ao aumento de sua fragilidade e consequente risco de fractura. (Med. Sci. Sports Exerc.).

Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular três vezes por semana, com intervalo entre as sessões de 24 a 48 horas. É muito importante que esses exercícios sejam realizados com o paciente suportando o seu próprio peso, em função da força que os músculos exercem sobre os ossos da coluna e dos membros inferiores.

A inactividade, o aumento da idade, a redução da força, flexibilidade e aptidão cardiovascular resulta num decréscimo nas funções fisiológicas. Eventualmente, os idosos subestimam o estímulo adequado de sobrecarga para manter a massa óssea. A força e a aptidão podem ser melhoradas em qualquer idade com um cuidadoso programa de exercício.

Considerando-se a condição do idoso, o exercício mais indicado para a prevenção da osteoporose é a caminhada, esta deve ser realizada em períodos de pelo menos 40 minutos, antecedidos de um aquecimento e finalizados com um alongamento muscular. A intensidade do exercício deve ser de 60 a 90% da frequência cardíaca máxima própria da idade.

Num estudo, onde mulheres idosas foram observadas durante alguns anos, mostrou que as que se exercitaram durante este período tiveram um aumento da massa óssea de 2,3%. Enquanto que as mulheres que permaneceram sedentárias durante esse mesmo tempo apresentaram uma diminuição de 3,3%.

Um programa ideal de actividade física deve ter exercícios aeróbios de baixo impacto, exercícios de fortalecimento muscular e para melhoria da proprioceptividade, com a finalidade de diminuir a incidência de quedas.

Os exercícios aeróbios de baixo impacto, tais como caminhadas, estimulam a formação osteoblástica e previnem a reabsorção; exercícios com pesos leves aumentam a massa muscular e a força dos músculos esqueléticos. Devemos relembrar que a diminuição da força do quadricípetes é um risco para ocorrência de fracturas da anca.

Indivíduos que praticam tai-chi-chuan tem uma diminuição de 47% de quedas e 1/4 da taxa de fracturas da anca quando comparados com não praticantes. A natação pode ser utilizada mais para relaxamento global e manutenção da amplitude de movimentos do que para estimular a produção óssea.

O benefício primário da actividade física pode ser evitar perda óssea que ocorre com a inactividade, o que de certa maneira pode reduzir o risco de fracturas. Entretanto não pode ser recomendada como substituta do tratamento medicamentoso apropriado.

Publicado em 04/09/2012 às 17:35 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 5 ARTIGOS SOBRE :
Dançar também é um esporte
Hidroginástica: a moda saudável!
Exercícios e Diabetes
Importância do aquecimento antes da atividade física
Caminhada Comemorativa dos 15 anos de Aniversário do Hospital Albert Sabin - 29/8/2012

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da Esoterismo e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: contato@luzes.org
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.