[luzes.org] Alimentação Saudável ajuda a Prolongar a Vida 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco
O Site | Quem somos | Contato | Cadastre-se | Apoiadores
Equipe | Perguntas freqüentes

Home   Edições impressas   Cursos e Eventos   Todos os artigos  
Resenhas   Anuncie   Quer colaborar?  
Google

Você está aqui: Home » Artigos sobre Alimentação e Nutrição
Artigo (veja mais 3 artigos nesta área)

Alimentação Saudável ajuda a Prolongar a Vida

O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, possui cerca de 19 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 10,2% de sua população. O País será o sexto no mundo com o maior número de idosos em 2025 quando, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. Para lembrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado em 27 de setembro, e o Dia Internacional do Idoso, em 1º de outubro, a nutricionista da rede MUNDO VERDE dá dicas de alimentação adequada para manter o corpo e a mente saudáveis na terceira idade.

Segundo Flávia Morais, com o envelhecimento, algumas mudanças acontecem com o corpo, como diminuição do apetite, do paladar e do olfato, tornando a comida menos atraente; dificuldade em mastigar, excluindo do cardápio alimentos mais duros; azia e má digestão, causadas por uma menor secreção de HCl; prisão de ventre e outros problemas digestivos. "Estas mudanças alteram as necessidades nutricionais. À medida que se envelhece, as necessidades calóricas diminuem e aumenta a demanda por alguns nutrientes, como as vitaminas e os sais minerais. É muito importante cuidar da alimentação do idoso para prevenir a desnutrição, garantindo qualidade de vida e bem estar", afirma Flávia.

Confira as dicas de alimentos que os idosos devem incluir no cardápio: - Alimentos fontes de cálcio (gergelim, tofú, extrato de soja, leite e derivados) previnem a osteoporose, mantendo os ossos saudáveis.

- Alimentos integrais (arroz, pães e biscoitos, farelos de trigo, aveia, etc.) e sementes (linhaça, gergelim, girassol, etc) contêm fibras que previnem a prisão de ventre e ajudam a controlar a diabetes. - A água de coco, banana passa, feijões, ervilha e lentilhas são boas fontes de potássio, auxiliando no controle da pressão arterial, principalmente para quem faz uso de diuréticos. - Frutas e verduras orgânicas têm o sabor e o aroma mais atraentes, melhorando a inapetência tão comum em idosos. São ótimas fontes de vitaminas e minerais, que estimulam o funcionamento do sistema imunológico. - Sucos de frutas orgânicas, chás de frutas e ervas e água. O ideal é consumir de 6 a 8 copos de líquido não alcoólico por dia. Pessoas idosas costumam sentir menos sede, bebendo menos água, o que pode contribuir para a prisão de ventre e aumentar o risco de desidratação.

- Combata o sedentarismo. Faça alguma atividade que lhe dê prazer: Caminhe, dance, faça hidroginástica. - Embora o envelhecimento seja inevitável, alguns cuidados, como fazer uma dieta variada, saudável e balanceada, praticar uma atividade física e a manter sempre bons hábitos podem prevenir muitas das alterações degenerativas comuns em idosos. Origem da data e estatísticas no Brasil e no mundo A Comissão de Educação do Senado Federal estabeleceu em 27 de setembro de 1999 o "Dia Nacional do Idoso", como data de comemoração da terceira idade, que também festeja em 1º de outubro o "Dia Internacional do Idoso", ou "Dia Internacional da 3ª Idade".

Estudo divulgado em setembro de 2007 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontava uma tendência de crescimento da população idosa brasileira. Um crescimento mais acentuado foi percebido no grupo com 75 anos ou mais. Em 1996, eles representavam 23,5% da população de 60 anos ou mais.

Dez anos depois, eles já eram 26,1%. De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2006, essa elevação se deve aos avanços da medicina moderna, que permite melhores condições de saúde à população com idade mais avançada de uma forma geral. (Fonte: Agência Brasil) Segundo estudos feitos pela Organização Mundial de Saúde, em 2050 a expectativa de vida nos países desenvolvidos será de 87,5 anos para homens e 92,5 para mulheres (contra 70,6 e 78,4, em 1998), enquanto nos países em desenvolvimento essa relação será de 82 e 86, respectivamente, contra 62,1 e 65,2.

Esse número tende a aumentar em escala mundial, principalmente como conseqüência da redução observada na taxa de fecundidade, a medicina preventiva e a adoção de programas voltados para a qualidade de vida. O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo.

Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e o que é pior: muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento.

No Brasil, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia: a perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso a planos de saúde são os principais.

Segundo pesquisa do IBGE, em 1999, apenas 26,9% do total de idosos no País possui algum plano de saúde, sendo que em algumas regiões como o Nordeste essa taxa ainda cai para 13%. As mulheres são ainda mais afetadas, porque vivem mais tempo e, em geral, com menos recursos e menos escolaridade.

(Fonte: Site Fernando Dannemann - http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br)

Publicado em 04/09/2012 às 16:11 hs, atualizado em 04/09/2012 às 16:57 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 3 ARTIGOS SOBRE :
Apetite Sexual
A importância do cálcio na alimentação - Parte 1
Óleo de Abacate x Perda de Peso

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da Esoterismo e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: contato@luzes.org
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.